CAHistória– Revista discente de História do IM-UFRRJ — 2010; Vol. I; Nº 02

Acesse o conteúdo integral nas guias de cada artigo. Aproveite para ter em PDF baixando pelo 4shared nos respectivos links.

Artigos deste número:

A Misericórdia da Bahia e o seu sistema de concessão de Crédito nos Setecentos (1726-1790)

Augusto Fagundes da Silva dos Santos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal analisar a Santa Casa de Misericórdia da Bahia enquanto instituição fornecedora de crédito na Bahia colonial. A escassez de intituições finançeiras no contexto do século XVIII possibilitava a atuação de irmandades religiosas na concessão de crédito a juros. Nosso objetivo é portanto analisar a Misericórdia da Bahia sem desconsiderar seus aspectos religiosos, sociais e filantrópicos, mas ultrapassando esses limites, pretendemos analisar o seu papel financeiro dentro da sociedade baiana entre os anos de 1726 e 1790.

Palavras-chave: Santa Casa de Misericórdia da Bahia; Crédito; Bahia Colonial.

Link para download do trabalho completo:

http://www.4shared.com/document/lezmZuTe/Augusto_Fagundes.html

 

Uma breve análise sobre a vida de Madame Satã

Carla Patrícia Ferreira Surcin

Resumo:

Este trabalho busca realizar uma breve análise da história de vida de João Francisco dos Santos (1900-1976), relacionando-a com questões referentes as transformações sociais, políticas e econômicas que estavam ocorrendo no Rio de Janeiro. Será dada ênfase ao período da história brasileira conhecido como Primeira República, afim de realizar um recorte temporal. Ao delimitar o objeto de estudo, busca-se entender o período destacado através da experiência de vida de indivíduos comuns. Relacioná-la com as transformações que a sociedade passava, possibilita entender diversos aspectos desta, focando principalmente aspectos de “gênero” e “trabalho”.

PALAVRAS-CHAVE: Madame Satã – Primeira República – Gênero

Link para download do trabalho completo:

http://www.4shared.com/document/DLTa-zAx/Carla_Surcin.html

 

O Padroado Régio na formação do Império Brasileiro

Cezar Augusto Sales Uchôa Júnior

Resumo

Neste artigo busca-se criticar as análises mecânicas e dicotômicas da relação Igreja e Estado na formação da nação brasileira durante o Oitocentos, apontando para pesquisas posteriores sobre o tema. Discute-se as perspectivas de estudo do Padroado que consideram unicamente o caminho da secularização. Propõe-se, alternativamente, a análise da Igreja na organização do projeto de nação que forneceu as bases de pertencimento à sociedade brasileira ainda não secularizada. Constitui-se matéria importante do debate a noção de “mentalidade cristã”, segundo a qual o súdito deveria ser antes um cristão (leia-se católico). Propõe-se, portanto, a reflexão da Igreja Católica Brasileira como fonte ideológica para o desenvolvimento do projeto de nação no Brasil, percebendo no exemplo do Padre Antônio Feijó uma figura emblemática para pensar as inter-relações entre a esfera sagrada e a profana, relativizando este dualismo.

PALAVRAS-CHAVE: Padroado, Igreja e Nação

Link para download do trabalho completo:

http://www.4shared.com/document/IWKnYRD0/Cezar_Uchoa.html

 

A modernidade e o funk gospel: uma nova forma de desempenhar o religioso

Daniele Ferreira Evangelista

Resumo:

O presente artigo tem por objetivo analisar o fenômeno do funk gospel como modalidade de uma nova forma de desempenhar o religioso, cujo cerne é a redefinição das fronteiras entre sagrado e profano. O funk gospel promove a modernização relativa do campo religioso por meio de pressões e disputas acarretadas pelo ímpeto evangelizador do movimento gospel. No entanto, ao passo que o funk gospel se torna uma mediação eficaz entre a igreja e o público jovem, provoca questionamentos no interior da comunidade evangélica referentes aos limites de tal mediação. Por outro lado, o funk gospel também pode ser visto como fruto da atuação de indivíduos que tentam conciliar seus pertencimentos sociais e culturais, expandindo sua condição de evangélico. Sendo assim, o funk gospel constitui um foco de tensão originado pelo surgimento de novas demandas evangelizadoras.

Palavras-chave: neopentecostalismo; funk gospel; campo religioso.

Link para download do trabalho completo:

http://www.4shared.com/document/n78219hv/Daniele_Evangelista.html

 

O Rio de Janeiro ideal, de acordo com a revista Brazil Médico e os discursos médicos

Elaine Gonçalves da Costa

RESUMO

Este trabalho apresenta, algumas reflexões sobre a influência dos discursos médicos sobre as obras realizadas na Cidade do Rio de Janeiro no ano de 1903. Desde o fim do século XIX a Cidade sofre com a fama de insalubre, e nesse momento, há o anseio de remodelá-la, por parte do Governo e esse mesmo anseio gera criticas por parte da classe médica. O trabalho busca compreender a partir dos discursos de ambas as partes, a influência destas intervenções tanto nas mudanças estéticas e ideológicas na Cidade.

PALAVRAS-CHAVE: Rio de Janeiro, Imprensa, Urbanização

Link para download do trabalho completo:

http://www.4shared.com/document/fGkrqH-l/Elaine_Goncalves.htm

 

Entre espadas, hóstias e mandingas: traduções e adaptações cristãs no domínio português na África Central

Felipe Augusto Barreto Rangel

Resumo: O objetivo principal deste artigo consiste na análise da formação de um catolicismo mesclado de práticas africanas em um ambiente colonial, numa realidade militarizada. Os marcos espaciais e cronológicos circunscrevem-se respectivamente ao Presídio de Muxima, em Angola, durante a segunda década do século XVIII. A fonte principal é o processo da Inquisição de Lisboa presente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, numero 5477, contra o réu Vicente de Moraes. Pretendo analisar o caso específico de feitiçaria angolana relacionando-o a três proposições teóricas: as especificidades religiosas constituídas pela própria condição colonial; a formação de um cristianismo africano marcado por adaptações e flexibilizações; e as noções de circularidade cultural, traduzindo a dimensão imperial portuguesa.

Palavras-chave: Império português, religiosidade colonial, feitiçaria.

Link para download do trabalho completo:

http://www.4shared.com/document/bs3SECv_/Felipe_Rangel.html

 

A Geografia do Sagrado no Recôncavo da Guanabara do Século XVIII.

Live França de Carvalho.

Resumo:

Este artigo propõe o estudo de práticas religiosas de origem católica no Recôncavo da Guanabara, atual Baixada Fluminense, no século XVIII. A partir da análise bibliográfica e documental pretende-se demonstrar a inserção do Recôncavo da Guanabara, no século XVIII, no Império português, por meio das tentativas em criar e manter práticas católicas nas capelas da região. Estas práticas religiosas resultariam na ocupação da região pelo estímulo à devoção, numa espécie de “geografia do sagrado”. Como parte desta geografia, discute-se a relação entre santos e devotos vivenciada no Recôncavo da Guanabara, sobretudo, pelo culto mariano, considerando que a maior parte das capelas, assim como os ornamentos que a compunham seriam utilizados e mantidos em nome da virgem Maria.

Palavras-chave: religiosidade colonial, devoção, sagrado.

Link para download do trabalho completo:

http://www.4shared.com/document/oacxmdWQ/FRANALive.html

 

Belford Roxo e a Bayer: Industrialização, urbanização e relações de classe (1958 -2008)

Maicon Sérgio Mota Carvalho

Resumo:

O atual artigo visa pesquisar o caso Bayer – Belford Roxo procurando analisar alguns aspectos relacionados à industrialização, urbanização e relações de classe. A região da baixada fluminense até os dias atuais foi pouco estudada pela academia, a intenção é também inserir tal região nos debates acadêmicos, verificando suas potenciais especificidades e a sua dinâmica interna. A partir de um estudo de caso, que visa observar as transformações vividas pela empresa e pelo espaço que a circunda no decorrer dos anos. A Pesquisa teve como objetivo inicial a compreensão da importância histórica da Bayer – Belford Roxo e também saber o porquê da instalação da Bayer na região que hoje pertence ao município de Belford Roxo. A metodologia utilizada foi a mescla de fontes como: entrevistas e leituras de Bibliografia.

Palavras – chave: Historiografia, trabalhadores, indústria – Baixada Fluminense, Bayer.

Link para download do trabalho completo:

http://www.4shared.com/document/qdItolFR/Maicon_Sergio.html

 

Embriaguez no novo mundo: o olhar europeu sobre a bebedeira na América Portuguesa (1548-1615)

Marcelo Fidelis Kockel

Resumo:

Estranho aos olhos europeus, o cauim – vinho indígena feito a partir do caldo extraído da mandioca, do milho, do caju e de outros frutos – é mencionado em diversos documentos referentes às incursões européias em terras brasileiras entre meados do século XVI e início do XVII. Colonos e missionários portugueses – Fernão Cardim, Gabriel Soares de Souza, Jerônimo Osório, Damião de Góis – e viajantes estrangeiros – Hans Staden, Jean de Léry, Claude D’Abeville, Yves D’Evreux –, que escreveram sobre o Brasil e sua gente, entre 1548 e 1615, relataram a presença da bebida na vida social dos nativos que aqui encontraram.

A partir de tais escritos, pretendo apontar as regularidades discursivas sobre a imagem social do cauim e da embriaguez na sociedade de então.

Palavras-chave: cauim; bebedeira; festa; Novo Mundo.

Link para download do trabalho completo:

http://www.4shared.com/document/7EfIgWs5/Marcelo_Kockel.html

 

Histórias de mulheres: os homicídios na Comarca de Vitória/ES 1850-1875

Kátia Sausen da Motta (UFES)

Philipi Gomes Alves Pinheiro (UFES)

Resumo

O produto deste artigo refere-se ao estudo dos crimes de homicídios perpetrados por mulheres residentes na Comarca de Vitória no período de 1850 a 1875. Buscou-se investigar o papel feminino nas sociabilidades violentas, em que diversos conflitos travados no cotidiano eram levados às últimas consequências pelas mulheres. A verificação dos autos criminais referentes a assassinatos possibilitou tecer comentários acerca da vida das mulheres acusadas de cometerem esse crime, bem como, elucidar os padrões morais que regiam a sociedade capixaba na segunda metade do século XIX. A trajetória de vida dessas mulheres permite ao pesquisador uma sutil leveza no rigor científico da análise da fonte de modo a realizar uma análise qualitativa. O homicídio praticado pelos diversos atores sociais apresenta-se reconhecidamente como uma alternativa pouco comum para o período (século XIX), mas, em paralelo, parece um dispositivo de contestação de certos hábitos e condutas de vida.

Palavras-chave: História do Crime; Gênero;  Província do Espírito Santo.

Link para download do trabalho completo:

http://www.4shared.com/document/bA4G2Csf/Philipi_Pinheiro.html

 

Noções de corporativismo.

Considerações a respeito da inserção e da trajetória de um conceito

Vinícius dos Santos Fernandes

Resumo:

Este artigo procura compreender a trajetória e a inserção do conceito de corporativismo nos contextos europeu e brasileiro. Para isso, está estruturado de maneira a permitir uma compreensão mais genérica do conceito para então, analisar a maneira pela qual esse conceito se insere nessas duas conjunturas e as transformações e adaptações que ele sofreu em cada um dos casos. Neste sentido, o corporativismo é um conceito fundamental para entender o panorama político da primeira metade do século XX.

Palavras-chave: Corporativismo, Política e Autoritarismo.

Link para download do trabalho completo:

http://www.4shared.com/document/kMjblHQk/Vincius_Fernandes.html

 

 

 

Anúncios

Sobre cahistoria

Conselho Editorial Adriano dos Santos Moraes Alexandre Alamino Allofs Daniel Batista Deborah Aguiar Marcelo Alves Maria Lúcia Bezerra da Silva Alexandre
Esse post foi publicado em CAHistória– Revista discente de História do IM-UFRRJ — 2010; Vol. I; Nº 02. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para CAHistória– Revista discente de História do IM-UFRRJ — 2010; Vol. I; Nº 02

  1. Diegho Souza disse:

    Esplêndido (tudo tão) ! xD

    Obs : jamais imaginava que poderia haver algo sobre a própria relação Bayer-Belford Roxo…oO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s