CAHistória– Revista discente de História do IM-UFRRJ — 2010; Vol. I; Nº 01.

(DES) ARTICULAÇÃO SOCIO-POLÍTICA DE JOVENS PENTECOSTAIS NA BAIXADA-FLUMINENSE CONTEMPORÂNEA

Geziel Zago Bastos de Sousa


Resumo:

O presente trabalho – que se insere na história do tempo presente – tem como objetivo apresentar resultados obtidos com a pesquisa “Juventude, política e religião-ações e representações”. Busca-se compreender se as instituições pentecostais situadas na Baixada-Fluminense estimulam os jovens a elas vinculados a se engajarem em diferentes formas de associativismo político-social tais como movimentos estudantis, ONGs, partidos políticos. Inicialmente faremos uma sintética descrição do desenvolvimento histórico do pentecostalismo. Em seguida traçamos um perfil social e religioso dos jovens pentecostais na Baixada-Fluminense para então explorar um possível incentivo ao engajamento político-social sobre os jovens pentecostais, a partir das instituições religiosas das quais são membros.

Palavras-chave: Jovens, Pentecostalismo, Baixada-Fluminense.

Link para download do trabalho completo: http://www.4shared.com/document/pESAzWLa/Geziel_Zago_Bastos_de_Sousa.html

 

A POLÍTICA EXTERNA DE DUTRA E JUSCELINO KUBITSCHEK EM PERSPECTIVA COMPARADA

Adriano Ribeiro Paranhos


Resumo

Este trabalho não pretende esgotar a comparação de política externa envolvendo os governos de Eurico Gaspar Dutra e Juscelino Kubitschek. O foco central foi o de buscar o caráter da política internacional de cada um. Para isso, foi preciso compreender o momento da história mundial em que cada governo esteve inserido. Ademais, não há uma discussão teórica em relação a política internacional. É um trabalho histórico, que trabalha basicamente com os relatórios presidenciais e dos ministros das relações exteriores de cada período articulada com bibliografias sobre o tema. Conquanto essa observação o trabalho contribui para entender os rumos da política externa legada, sobretudo por Juscelino Kubitschek.

Palavras – chaves: Política externa; Governo Dutra; Governo JK.

Link para download do trabalho completo: http://www.4shared.com/document/KXpUsP6o/Adriano_Ribeiro_Paranhos_1.html

 

AS QUEIXAS DA POPULAÇÃO CARIOCA NA DÉCADA DE 1920

Tatiana de Souza Castro

Resumo:

O presente artigo apresenta como proposta realizar uma análise sobre o exercício da cidadania, na cidade do Rio de Janeiro, então capital da República, nos anos de 1920. Utilizando como fontes primárias queixas de moradores do município do Rio, publicadas no Jornal do Brasil na coluna “Queixas do Povo,” nosso objetivo é descortinar a atuação dessa população no que diz respeito à reivindicação de soluções para os problemas do cotidiano da cidade. O principal argumento aqui defendido é que, utilizando este espaço na imprensa, disponibilizado gratuitamente, a prática destes cidadãos espelha uma determinada concepção do papel do Estado e do que consideravam direitos adquiridos.

Palavras-Chaves: Cidadania; Cidade do Rio de Janeiro; Práticas Políticas.

Link para download do trabalho completo: http://www.4shared.com/document/LPZjkMXC/Tatiana_de_Souza_Castro.html

 

ESTUDAR O PARTICULAR COMO MOTE PARA (DES)ENVOLVER A NAÇÃO

Rafael José Galozi Soares

Resumo:

Este estudo pretende compreender as relações que o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) teve, junto à tônica do nacional-desenvolvimentismo, buscando compreender as suas formas de apreensão da sociedade brasileira no período de 1955 até 1964, tomando como referência as publicações que esse Centro usou para divulgar as suas pesquisas. Desta feita usarei do aparato da história intelectual e política para dar luz às formas de pensar dos intelectuais que atuaram nessa empreitada, levando em conta que o CBPE não é uma pessoa, mas uma rede de intelectuais que se une por um único mote: desenvolver o país.

Palavras-chave: Nacional-desenvolvimentismo; História das ideias; CBPE

Link para download do trabalho completo: http://www.4shared.com/document/vI-m5uIi/Rafael_Jos_Galozi_Soares.html

 

HISTÓRIA DA IDEIA DE FAMÍLIA NA PASSAGEM À MODERNIDADE DO BRASIL: EDUCAÇÃO, MEDICINA E RELIGIÃO

Adriano Ribeiro Paranhos


Resumo

Este trabalho busca compreender como se ocorreram as relações entre educação, medicina e religião no que diz repeito a família. O objetivo foi o de entender como as instituições sociais como Estado e Igreja disputaram a influência das famílias brasileiras na passagem à modernidade, momento em que as ideias modernas começaram a ser apropriadas por muitos no Brasil. O que vale notar é que, essa passagem a modernidade pretendia que os indivíduos tivessem liberdade, e não sofressem com as interferências nem do Estado através da medicina e da educação, nem da religião católica. O motivo da religião ser uma das partes envolvidas no trabalho se dá porque, no século XIX, especialmente a partir da segunda metade, o pontificado de Pio IX empreendeu uma luta política contra o que foi chamado de “erros da modernidade”. A família era vista como a base social tanto pelo Estado como pela religião.

Palavras – chave: Religião; educação; saúde;

Link para download do trabalho completo: http://www.4shared.com/document/ijv7P-TK/Adriano_Ribeiro_Paranhos_2.html

 

O MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO EM TEMPOS DE DITADURA: UM CONTEXTO LATINO-AMERICANO

Adriano dos Santos Moraes


Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o movimento estudantil brasileiro tendo como principal foco sua participação política durante os primeiros anos da ditadura, relacionando-o no contexto político na América Latina, durante os tempos de Guerra-Fria. Serão analisadas conceituações teóricas de movimento social, e suas aplicações no que tange ao movimento estudantil, buscando apresentar também a participação política do jovem, suas agitações e manifestações no panorama nacional. A pesquisa será em torno dos aspectos da política nacional na década de 1960, principalmente no que antecede o golpe militar, até o início dos anos de 1970, ressaltando, sobretudo, a participação estudantil no período, desde o início do regime, até o silenciamento do movimento, destacando os acontecimentos importantes do âmbito nacional.

Palavras chave: Movimento estudantil, Ditadura brasileira, Brasil.

Link para download do trabalho completo: http://www.4shared.com/document/qr2V5gRO/Adriano_dos_Santos_Moraes.html

 

O PAPEL DA IMPRENSA NA FORMAÇÃO DO IDEÁRIO REPUBLICANO (1808-1889)

Leandro Marlon Barbosa Assis


Resumo:

O presente artigo visa demonstrar como a construção de um ideário republicano esteve associada diretamente à imprensa, com grande destaque inicial para o Período Regencial, onde os debates começaram a ser mais abertos e explícitos no corpo dos principais jornais exaltados do período. E tendo como ápice a fundação do Partido Republicano, em 1870, uma base sólida para a difusão maior das idéias republicanas.

Palavras-chaves: Império, Imprensa, República.

Link para download do trabalho completo: http://www.4shared.com/document/UoK_vcVF/Leandro_Marlon_Barbosa_Assis.html

 

PRÁTICAS POLÍTICAS: UM OLHAR SOBRE O LEGISLATIVO MUNICIPAL CARIOCA NA DÉCADA DE 1920

Thais Lopes Silva

Resumo

Este trabalho visa contribuir para a discussão sobre a dinâmica política carioca na Primeira República, tomando como eixo de pesquisa a análise da atuação do Conselho Municipal (órgão do Legislativo local da cidade do Rio de Janeiro) na década de 1920. Através desse estudo, estruturado a partir dos Anais do Conselho, busca-se examinar as relações entre os representantes da cidade na referida instância de poder e a população carioca. Privilegia-se aqui a abordagem da cultura política como forma de melhor compreender atitudes, valores, normas, idéias e tradições que regiam o funcionamento do Legislativo local da capital do país no período indicado.

Palavras chaves: Primeira República, Conselho Municipal, Rio de Janeiro.

Link para download do trabalho completo: http://www.4shared.com/document/FjsiXnHw/Thais_Lopes_Silva.html

 

REPRESENTAÇÕES E DISCURSOS SOBRE A DITADURA MILITAR NO BRASIL

Carla Patrícia Ferreira Surcin

Elizabeth Santos de Souza

Jacqueline Silva de Barros

Resumo:

O presente artigo busca realizar uma breve leitura sobre os discursos em relação aos primeiros anos de ditadura militar no Brasil (1964-1968), contrapondo a visão de Zuenir Ventura e de Maria Alice Vieira e Marco Aurélio Garcia com a visão do general Leônidas Pires Gonçalves, ex-diretor do Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI). Demonstraremos as diferentes interpretações que surgem de um mesmo acontecimento histórico, que dependerá das experiências e posicionamento dos autores envolvidos. E como estas interpretações exercem aguçada capacidade de formar opinião, gerando conseqüências imediatas e posteriores para a representação que a sociedade constrói sobre estes acontecimentos históricos.

Palavras-chave: Ditadura Militar – Discurso – Imagem.

Link para download do trabalho completo: http://www.4shared.com/document/IZMoaZsQ/Carla_Patrcia_Ferreira_Surcin_.html

 

Anúncios

Sobre cahistoria

Conselho Editorial Adriano dos Santos Moraes Alexandre Alamino Allofs Daniel Batista Deborah Aguiar Marcelo Alves Maria Lúcia Bezerra da Silva Alexandre
Esse post foi publicado em Caderno Acadêmico de História -- Ano I - Edição nº 01. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para CAHistória– Revista discente de História do IM-UFRRJ — 2010; Vol. I; Nº 01.

  1. Victor Mariano Camacho disse:

    Esta revista só publica trabalhos sobre história contemporânea ou também aceita trabalhos de outras áreas como história medieval ou Brasil colonial?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s